É a capacidade que um átomo tem de atrair para si o par eletõnico que ele compartilha com outro átomo em uma ligação covalente. A escala de eletronegatividade é uma escala arbitrária que representa a força do átomo para atrair elétrons. Ela se estende do Césio (Cs), com eletronegatividade 0,7 até o Flúor (F), com 4,0.
A eletronegatividade não é um valor absoluto, mas sim relativo. Assim, a eletronegatividade de um elemento só é definida em termos de eletronegatividade de outros elementos. Diversas escalas foram sugeridas, incluindo as de R. S. Mullinken, L. Pauling e R. T. Sanderson.
A escala de Pauling, a mais antiga, surgiu da consideração das energias necessárias para romper as ligações químicas nas moléculas. A eletronegatividade aumente com a diminuição do tamanho atômico, tamto para elementos do mesmo período como para elementos do mesmo grupo.
Deve -se observar também que a eletronegatividade cresce com o aumento do número de elétrons de valência para os metais do grupo I, II e III. Entre os aspectos úteis do conceito de eletronegatividade, está a oportunidade que ela nos proporciona para predizer certas propriedades químicas dos elementos.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Eletronegatividade
Eletronegatividade:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ficou massa, gostei ... espero pode proveitar o bastante.
2,5
Postar um comentário