sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ligações Metálicas e Propriedades dos metais.







Ligação Metálica:


É onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os átomos criando uma força de atração entre os átomos do metal, neste caso, não há perda de elétrons.


A ligação metálica ocorre os metais, isto é, átomos de alta eletropositividade.Os átomos de um metal têm grandes tendência a perder elétrons da última camada e transformar -se em cátions. Esse elétrons, entretanto, são simultaneamente atraídos por outros íons, que então o perdem novamente e assim por diante. Por isso, apesar de predominarem íons positivos e elétrons livres, diz -se que os átomos de um metal são eletricamente neutros.


Os átomos mantêm -se no interior da rede não só por implicações geométricas, mas também por apresentarem um tipo peculiar de ligação química, denominada ligação metálica. A união dos átomos que ocupam os "nós" de uma rede cristalina dá -se por meio dos elétrons de valência que compartilham (os situados em camadas eletrônicas não são completamente cheias).



Teoria da nuvem eletrônica:


Segundo essa teoria, alguns átomos do metal "perdem" ou "soltam" elétrons de suas últimas camadas; esses elétrons ficam "passeando" entre os átomos dos metais e funcionam como uma "cola" que os mantém unidos. Existe uma força de atração entre os elétrons livres que movimentam-se pelo metal e os cátions fixos.




Propriedades dos metais:


Em virtude de sua estrutura e do tipo de ligação, os metais apresentamuma série de propriedades características que, em geral, têm muitas aplicações práticas em nosso dia -a- dia.Listamos abaixo aquelas que podemos citar como principais propriedades dos metais.



  • Brilho metálico: os metais, quandopolidos, refletem a luz como se fossem espelhos, o que permite o seu uso em decoração de edifícios, lojas etc.

  • Condutividades térmicas e elétrica elevadas: os metais, em geral, são bons condutores de calor eletricidade. Isso é devido aos elétrons livres que existem na ligação metálica, como foi explicado no item anterior, e que permitem um trânsito rápido de calor e eletricidade através do metal.

  • Densidade elevada: os metais são, em geral, densos. Isso resulta das estruturas compactas, e está também de acordocom a variação das densidades absolutas.

  • Pontos de fusão e de ebulição elevados: os metais, em geral, fundem e fervem em temperaturas elevadas. Isso acontece porque a ligação metálica é muito forte, e "segura" os átomos unidos com muita intensidade.

  • Resistência à tração: os metais resistem bastante às forças que, quando aplicads, tendem a alongar uma barra ou fio metálico. Essa propriedade é também uma conseqüência da "força" com que a ligação metálica mantém os átomos unidos.

  • Maleabilidade: é uma propriedade que junto a ductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação.

  • Ductilidade: é a propriedade física dos materiais de suportar a deformação plástica, sob a ação de cargas, sem se romper ou fraturar.

2 comentários:

gambioq disse...

Olá galerinha, o blog de vocês ficou bom mas vocês resumiram demais o tema, poderiam aprofundar um pouco mais o conteúdo, além de não falarem sobre as estruturas espaciais,ou seja, colocaram figuras mas não falaram sobre elas ( linear, trigonal,piramidal,etc).
Prof Marcia
A nota do blog e do estudo dirigido será postada na sexta-feira(05.12.08)

gambioq disse...

Bolg = 2,2
Estudo dirigido = 1,4